segunda-feira, 21 de abril de 2014

Resenhas: Sem Segredos

Uma vez aí enquanto eu derpava no Twitter espalhando asneiras e colhendo abobrinhas, recebi a DM de uma amiga pedindo dicas sobre como fazer uma resenha. Era a primeira vez que ela tentava algo do tipo.

Eu não sou lá a pessoa mais indicada para se pedir dicas, visto que, até eu duvido um pouco da minha própria inteligência, porém, fui lá e falei o óbvio.

Não há muito segredo para se fazer uma resenha, mesmo muita gente querendo arrancar os cabelos desnecessariamente por isso.
Relaxem, vocês são muito afobados.

1º passo
Não entre em desespero, pois ele nunca ajuda ninguém em nada.

2º passo
Avalie o que tem em mãos. É um livro, é um texto da internet, é uma série, é um anime, é um filme?

3º passo
Sobre o que você quer falar?
Defina se vai comentar sobre a editora, o autor, a qualidade de impressão, os atores, a produção, o cenário, a escrita. Só fale sobre o que você entende e acha que vai soar legal, e não forçado.
Não tem coisa pior do que peixe fora da lagoa.

4º passo
Procure vários tipos de resenhas em blogs que você segue ou de pessoas que você gosta para pegar mais ou menos o feeling da coisa, sempre lembrando que você não deve parecer com eles, e sim criar o seu próprio estilo.

5º passo
Não há uma maneira totalmente correta ou totalmente errada.
Tem gente que comenta por cima, tem aqueles que pegam tópicos, tem gente que coloca um pouco das suas próprias experiências ou conhecimento em outras áreas para explicar certas cenas ou fenômenos.

6º passo
Agora se mesmo assim você ainda se sente inseguro, vou mostrar uma análise básica, bem pobrinha, só para te dar uma levantada no astral, ok?

Dê as fontes: título do que você pretende resenhar (nome do livro, do filme, da série), autor/produtor/diretor, estúdio/editora, nomes dos atores principais.

Pegue tópicos: separe a série/livro/conteúdo que será resenhado em tópicos, ou seja, escolha os momentos mais importantes que aconteceram.

O mais difícil: faça os comentários.

"Hum... E como faço isso?" - Bem, se você aprendeu a fazer um resumo, com toda a certeza você já sabe como escrever uma resenha, porém, não só contando os fatos, e sim dando sua opinião sobre eles.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Não se acanhe e vá nos comentários!

Por Kimono Vermelho (21/04/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar conheça as nossas regrinhas:
-Não poste nada ofensivo, respeite os outros;
-Não brigue, aqui não é ringue de boxe;
-Não faça merchandising do seu blog com a desculpa de "ah, mas eu comentei sobre o post também".
Siga as regras e você não conhecerá o lado escroto da Kimono.