sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Kimono Drops: Como aproveitar a Bienal do Livro SP

Começou hoje a Bienal do Livro, um dos grandes e melhores eventos de São Paulo.
O público poderá desfrutar da feira entre os dias 10 a 19 de Agosto, já que hoje foi apenas para profissionais do setor. O Jornal Nacional da Rede Globo deu uma palhinha do que será possível ver no local e me deixou mais ansiosa do que já estou.



Eu não me considero uma pessoa muito experiente neste evento, já que só fui em dois até agora e a 22ª Edição seria a minha terceira. Mas como um dos meus seguidores pediu uma ajudinha para saber como aproveitar melhor a feira, vou fazer este post para ele e para todos que queiram algumas dicas.
Se esta é a sua primeira Bienal do Livro, recomendo que leia o site oficial do evento para maiores explicações e informações.

VEM NI MIM, BIENAL, SUA LINDA!
A primeira dica com certeza é: se informe. O site do evento tem o nome de todos os expositores e o mapa para que você possa localizá-los. Um problema do mapa dado pelo site é que ele informa somente o número dos estandes e não as ruas.
"Como assim ruas?", pergunta você. É, eu também achei bizarro quando fui em 2010, mas a Bienal trabalha com o sistema de ruas: A-12, B-10, R-05... Então, de qualquer forma, o mapa se torna um pouco inútil.

Uma pergunta: você vai para a Bienal só para olhar ou para comprar?
A segunda dica é: faça uma lista de livros que você gostaria de comprar lá.
Nessa lista, precisa constar: o nome completo do livro, o nome do autor ou dos autores (anote tudo) e o nome da editora.
Organize a sua lista por editoras, já que é melhor você comprar o livro no estande dela ao invés de ir numa Saraiva, por exemplo, porque eles te dão mais desconto.
Se for comprar muitos livros (de 3 títulos para cima), "chore" com o vendedor, ou seja, peça mais um pouquinho de desconto. Não tenha vergonha, dê uma insistida. Melhor virar um negociador e economizar alguns trocados do que pagar o integral só para não ter o "mico" de pechinchar. Não seja bobo! Você está gastando o seu dinheiro, então gaste de forma sábia.
Você também pode ir sem uma lista e "garimpar" títulos que lhe chamem a atenção. Eu não recomendo esse tipo de comportamento, porque vai ser cansativo, você vai precisar andar muito e não terá o bônus (pechinchar) de desconto da editora (principalmente porque você talvez nem leve mais do que 3 obras). "Garimpar" é legal quando você está no shopping dentro de uma livraria. Na Bienal, você vai acabar não aproveitando nem um terço do evento. Eu sei do que estou falando, porque a minha primeira Bienal foi nesse estilo. Achei apenas UM único livro maravilhoso, então não valeu tão à pena quanto na segunda vez.

O legal de ir num evento como esse é que você tem contato com diversas editoras, o que é bom para escritores como eu. Vá, converse, conheça, saiba a proposta da editora, o que costumam publicar, peça um cartão, esse tipo de coisa. Ainda mais se o seu livro/projeto estiver quase ou praticamente pronto.
Não sei se vale muito à pena você levar seu material e deixar nos estandes. Vou procurar me informar sobre isso quando eu estiver lá, no entanto, com certeza não é uma boa ideia, já que é capaz do seu material ser colocado em algum canto e ser esquecido. Mas recomendo que vocês peguem cartões e se informem.

A terceira dica é: não precisa levar alimentos. Parece óbvio, só que já vi gente levando água, sanduíche, essas coisas. Lá tem praça de alimentação e banheiros. Estamos falando de um evento sério e de grande porte, pessoal, não da Anime Friends e seus R$ 40,00 de ingresso.
Claro que os valores poderão ser um pouco salgados, por isso, é bom levar uma quantidade razoável de dinheiro.
-->


A quarta dica é: SE POSSÍVEL, vá nos dias da semana, pois final de semana LOTA.

A quinta dica é: não deixe tudo para a última hora. NÃO VÁ no último dia a não ser que não tenha jeito. E também, não vá muito tarde ou você corre o risco de não poder entrar por causa da superlotação lá dentro.

A sexta dica é: vá com roupas confortáveis, porque aqui em São Paulo o local do evento é o Anhembi, que é um monstro de grande, então você vai precisar andar muito. Aliás, nada de sapatos, garotas, um tênis confortável irá te garantir menos bolhas e dores nos pés.

A sétima dica é: paciência. Se você for estressadinho, nem pense em ir no evento. Ele estará cheio, terá gente sentada no chão, pessoas se amontoando, filas quilométricas e muita espera, então relaxe e aproveite o dia.

A oitava dica é: vá alimentado e não fique sem comer e tomar água por muito tempo quando estiver lá. Eu sei que o evento é enorme, você quer aproveitar tudo, só que é importante não se descuidar da saúde.

A nona dica é: se for com crianças, fique de olho nelas. A feira é muito grande e cheia de pessoas. Num momento de bobeira, você pode perdê-la.

A décima dica é: se quer participar de palestras e workshops, se informe um a dois meses antes. Agora não há vagas para assistir nenhum workshop.

A décima primeira dica é: SE PROGRAME. Sabe que ano Y tem Bienal, fique de olho e procure todas as informações antes. Assim, quando rolar um workshop, você pode se inscrever antecipadamente.

A décima segunda dica é: cuidado com bolsas e locais onde você guarda o dinheiro. Lembre-se que gente mal intencionada existe em qualquer lugar e adora aglomeração.
Evite exibir muito dinheiro na hora que estiver pagando a sua compra. Separe as notas em montinhos: montinhos de R$ 5, montinhos de R$ 10, montinhos de R$ 50. E tire apenas valores baixos ou uma nota com valor alto (dependendo da sua compra).
Leve seu cartão de crédito. Não sei como funciona lá, mas deve ser igual a qualquer compra normal, né? (Em 2010 eu não tinha cartão de crédito, desculpa)

A décima terceira dica é: Leve vários tipos de "dinheiro": cartão de crédito, cheque, moedas e dinheiro vivo. Algumas editoras não aceitam cheques, então é bom ter outro recurso para poder pagar as suas compras se o dinheiro vivo não puder cobri-las.

13 dicas para que os supersticiosos fiquem apavorados.

Eu estou com um pequeno problema de agenda e como disse no Kimono Drops: Aquecimento para a Bienal do Livro SP, nada na minha vida é certeza, então não sei se poderei realmente ir na Bienal. Pois é, esse é o ruim de não nascer rica e ter que trabalhar.

E aí: você já deixou de ir a um evento que gostava por causa do emprego?

Bienal do Livro

09 a 19 de Agosto de 2012

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo/SP

Horários:

De 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
Último dia: 19 de agosto, das 10h às 20h, com entrada até as 18h

Agradecimento especial ao Fenrir, seguidor que sugeriu este post pelo Twitter.


Por Kimono Vermelho (09/08/2012)

4 comentários:

  1. Kimono com mais um texto ótimo E COM DEDICATÓRIA *_______________*, seguirei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. XDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD
      Obrigada, fico feliz que você tenha gostado.

      Excluir

Antes de comentar conheça as nossas regrinhas:
-Não poste nada ofensivo, respeite os outros;
-Não brigue, aqui não é ringue de boxe;
-Não faça merchandising do seu blog com a desculpa de "ah, mas eu comentei sobre o post também".
Siga as regras e você não conhecerá o lado escroto da Kimono.