quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Kimono Drops: Aquecimento para a Bienal do Livro SP

O primeiro Kimono Drops vai falar sobre o melhor evento do país (segundo a minha humilde opinião) que acontecerá em Agosto aqui em São Paulo.
Pronto, já dei uma de fangirl, agora posso me focar nos fatos. Ou não.




(Esta imagem é do site oficial do evento
para fins de divulgação da feira, portanto, eu posso usá-la) 

Eventos. Eventos everywhere...
No mês passado, tivemos o fiasco de R$ 40,00 chamado Anime Friends, um evento de anime, mangá e assuntos relacionados à cultura pop japonesa (agora também englobando a coreana). Não é tão interessante quanto se imagina, já que a organização e a infra-estrutura deixam a desejar E MUITO, se comparadas a Comic-Con ou qualquer outra feira de games, quadrinhos e animações pelo mundo.
Estou "massacrando" o evento brasileiro, pois acho que cobrar R$ 40,00 por algo que não vale isso, é um abuso e desrespeito com o público.
Já a Bienal do Livro está cobrando a pequena fortuna de R$ 12,00 e apresenta MUITO MAIS do que uma pobre Anime Friends (deal with it).
Novamente o espaço escolhido para a feira foi o Anhembi. Acredito que seja o melhor, apesar dos problemas ano passado com vazamento de gás na região (principalmente no Shopping Center Norte).

Esta é a 22ª edição e por incrível que pareça, a minha terceira.
No ano retrasado, passei por um sufoco enorme e quase chorei de frustração, porque cheguei tarde, era o último ou penúltimo dia da feira, a fila estava quilométrica e estavam mandando as pessoas irem embora por conta da lotação lá dentro. Foi por muita sorte, e uma pequena trapaça básica, que consegui entrar. Foi um ano decisivo nos meus projetos de livros, então eu ficaria extremamente magoada se não pudesse usufruir das editoras que estavam do lado de dentro.
Eu comentei sobre uma curiosidade engraçada e bizarra no Diários de Uma Escritora 2 e falei um pouco da minha experiência com o evento (que não é muita).

A Bienal do Livro começa oficialmente dia 09 de Agosto, no entanto, este dia é apenas para convidados e profissionais do setor. A partir do dia 10, o evento é aberto ao público.
Há o sistema de credenciamento para imprensa e expositores. Eu adoraria ter uma credencial, mas duvido que com um site como este aqui, eu consiga, por isso desisti. Vou pagar os R$ 12,00 da entrada, comprar livros para me endividar e paralelamente observar tudo como uma aspirante a jornalista. Não tenho coragem de pedir credencial, meu site é muito noob. Quem sabe na 23ª edição?
Além dos estandes de diversas editoras onde pobres mortais como eu podem se endividar e morrerem felizes, existe também uma maravilhosa programação com workshops (vagas esgotadas), palestras e muita interatividade para os visitantes. Nesta edição, há 3 curadores principais: Antonio Carlos de Morais Sartini (diretor do Museu da Língua Portuguesa), Paulo Markun (jornalista e escritor) e Zeca Camargo (apresentador).
Para aqueles que moram fora da cidade de São Paulo, seria interessante se programarem antecipadamente, pois o evento tem um acordo de desconto em hotéis e passagens. Infelizmente para esta semana, já não existem vagas nos hotéis.

Neste ano, os homenageados da edição, serão: Jorge Amado, Nelson Rodrigues e os 90 anos da Semana de Arte de 22.

Para mais informações, veja o site oficial da Bienal do Livro que eu recomendo a leitura. É interativo e muito fácil para encontrar as informações. Você pode até baixar um aplicativo especial da feira para o celular.

Como nada na minha vida é certo, ainda não sei se de fato irei à bienal. Saibam que vontade não falta!
O meu plano é ir em dia de semana, que acredito ser menos cheio, pois já basta o trauma de 2010 no sábado, não quero mais arriscar.
Tirarei fotos, não entrevistarei ninguém ("credencial não tenho" oi?), me endividarei até a alma e serei uma pessoa extremamente feliz por isso... Tentarei fazer uma boa cobertura do evento.

E você: já descobriu o nome da rua da sua editora favorita? Eu não tenho editora favorita.

Bienal do Livro
09 a 19 de Agosto de 2012
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo/SP
Horários:
De 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
Último dia: 19 de agosto, das 10h às 20h, com entrada até as 18h

Por Kimono Vermelho (08/08/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar conheça as nossas regrinhas:
-Não poste nada ofensivo, respeite os outros;
-Não brigue, aqui não é ringue de boxe;
-Não faça merchandising do seu blog com a desculpa de "ah, mas eu comentei sobre o post também".
Siga as regras e você não conhecerá o lado escroto da Kimono.